quinta-feira, 11 de março de 2010

Pais acusam Pronto Atendimento do Gurilândia de negligência médica

Pais acusam pronto atendimento da Gurilândia de negligência médica

Falecido no dia 7 o menino W.S.A filho de Marcelo de Andrade e Cristina Silveira deixa indignação e indagações ao pais e amigos da família.
Segundo o relatório apresentado pela Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Taubaté o paciente deu entrada no Pronto Atendimento da Gurilândia, dia 06 às 14:57, quando a mãe referiu que o filho estava com dor de barriga, sem outras queixas. Os exames físico e radiológico somente revelaram um aumento de gases intestinais. Após ser medicado com antiespasmódico, analgésico e dimeticona, o paciente apresentou melhora clinica, foi reavaliado e teve alta mediante receita (dimeticona) e orientação médica. De acordo com os pais da vítima essa melhora clinica devia-se a criança estar dormindo no ato da alta e ainda de acordo com os pais após chegarem casa a criança voltou a apresentar dores.
No dia seguinte por volta das 06:43 a mãe trouxe W.S.A ao Pronto Socorro Municipal relatando que o menor ficou gemendo, negou episódio de febre; e que havia administrado dipirona uma hora antes. O exame físico revelou a presença de petéquias no tronco. Nesse momento W.S.A foi posto em isolamento, administrado antibióticos e medicações de suporte; monitorada com oxímetro e monitor cardíaco; coletados exames de sangue e líquor por suspeita de meningite, além de novo RX de tórax e abdômen, enquanto de providenciava vaga em U.T.I.
Questionado por nossa reportagem os pais do garoto afirmam terem medicado a vítima após receberem instruções do médico plantonista Alex Guerreiro.
Apesar das medidas tomadas, o paciente evoluiu rapidamente para insuficiência respiratória, instabilidade hemodinâmica e alteração da coagulação com aumento das petéquias e sangramento das vias aéreas, sendo que as 08:35 evolui para o óbito. Diante da evolução insidiosa e fulminante da doença em questão, foi solicitada a autópsia do corpo junto ao SVOT (Serviço de verificação de óbito de Taubaté). O resultado deste exame final deverá ser conhecido nas próximas semanas, já que contamos com análises mais apuradas do Instituto de Criminalística de São Paulo.
O boletim de ocorrência policial foi registrado pelos pais que buscam respostas para morte do garoto. Para os pais o descaso começou quando deram entrada no PA do Gurilândia “minha esposa chegou com meu filho na recepção pedindo atendimento para ela a secretaria perguntou o que ele tinha e ela falou sobre as dores de barriga, logo em seguida a secretaria ainda falou para ela, mas para que você trouxe ele aqui você podia ter medicado em casa,quando entramos no consultoria médico foram feitos exames no meu filho e o médico pediu para esperar um pouco pois estava com dúvida e nos orientou para que esperássemos para ver se meu filho defecasse e depois nos dispensou apenas receitando dipirona”.
Na manha de 10 por volta das 8:30 da manha cerca de 25 pessoas acompanhadas dos pais de W.S.A. protestaram com faixas e panelas na porta do PA do Gurilândia, a polícia militar foi acionada e após o 3° Sgt. Campos fazer algumas recomendações os manifestantes permaneceram no local por mais 3 horas.
Aguardamos agora o laudo técnico que ira relatar o que realmente aconteceu.

3 comentários:

  1. e a mae agora como fica?
    hoje em dia é melhor nen ir ao medico
    a maior parte deles so querem dinheiro!

    ResponderExcluir
  2. esta é a responsabilidade da saude publica!

    ResponderExcluir
  3. justiça!
    chega de acidente!
    resposabilidade ja!

    ResponderExcluir