quinta-feira, 2 de junho de 2011

Déficit habitacional faz crescer o número de invasões de áreas em Taubaté


Rauston Naves

Nos últimos anos, terrenos e casas da Prefeitura Taubaté, vem sendo alvo de invasões por parte de famílias que já se dizem cansadas de esperar pela realização do sonho da casa própria, o déficit habitacional no município, já chega a quase 5 mil famílias, de acordo com dados recolhidos no CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).
O cansaço, desespero e a falta de condições financeiras, fazem com que famílias cadastradas no programa habitacional do município invadam casas e terrenos da Prefeitura antes mesmo de serem contempladas, como ocorreu no início do ano no bairro Parque Ipamena.
“Já faz um tempo enorme que me cadastrei na Prefeitura, à até agora nada. Se estamos aqui, é porque precisamos” disse Natacha dos Santos, durante ocupação no Ipanema.
Na ocasião as famílias foram retiradas do local e encaminhadas ao albergue municipal da cidade pelo setor de habitação que na época reconheceu que não tinha conhecimento das condições estruturais do albergue.
Na manhã da última quarta-feira (01), nossa equipe esteve no bairro Canuto Borges, na Rua José Ortiz Rocha, onde cerca de 15 famílias se abrigam em barracos de madeira improvisados. Os ocupantes do terreno identificado como área verde e de propriedade da Prefeitura não quiseram se identificar e disseram apenas que aguardam um apoio da Prefeitura, uma vez que protocolaram um documento solicitando a doação da área.
Ainda segundo as famílias uma assistente social já teria realizado o cadastro das pessoas que hoje se encontram alojada nos barracos, versão esta negada pelo setor de habitação do município representado por Alexandre Ferri.
Nossa equipe de jornalismo, também solicitou a Prefeitura junto a Secretaria de Ação Social e Habitação, dados referentes aos projetos habitacionais na cidade, quanto ao número de casas a serem construídas e qual o verdadeiro número da fila de espera para contemplação, porém até o fechamento dessa edição não obtivemos retorno.
Relembre o caso:
Outra ocupação de terra que levou Taubaté a capa de jornais da região, ocorreu em 2009, quando 30 famílias ocuparam a Estrada do Pinhão, que fica no bairro Parque Aeroporto. Até a presente dada, a informação é que apenas três dessas famílias já receberam o imóvel, o local invadido abrigaria o novo sambódromo da cidade, porém as obras ainda não foram iniciadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário