quinta-feira, 14 de julho de 2011

Desvendado o caso do "funcionário fantasma"


A onda de escândalos envolvendo o Executivo de Taubaté, não para. Após os “ovos de ouro” e supostas propinas, o problema agora está na documentação de funcionários da Prefeitura que teria contratado até mesmo fantasmas para ocupar os cargos.
Na última semana foi descoberta a existência de Valdinei Oliveira de Araújo, no quadro de funcionários da Prefeitura, a contratação de acordo com documentos do INSS foi feita em 2001, ainda na gestão de Bernardo Ortiz. O caso tornou-se público após Valdinei procurar pelo INSS para solicitar um benefício para a filha de dois que é deficiente física, aí a surpresa: pedido negado, o motivo seria um valor de FGTS acima de R$5.000,00 reais referente a serviços prestados a Prefeitura de Taubaté.
Araújo diz nunca ter trabalhado na cidade, a Prefeitura negou problemas na documentação e também disse desconhecer o caso, uma vez que a contratação ocorreu na gestão de Bernardo Ortiz. A prefeitura informou ainda que o fato seria comunicado oficialmente ao INSS.

Voz do Vale encontra fantasma

Diante de tantas notícias ruins, o jornalismo investigativo da Voz do Vale resolveu apurar melhor o caso do “funcionário fantasma”.
Na tarde da última quarta-feira (13), nossa equipe foi até a residência de Cassiano Pereira, de 35 anos que é servidor na Secretaria de serviços urbanos, e que também foi surpreendido ao tentar receber o FGTS referente ao período que ficou afastado do serviço por motivos de saúde. “Eu tentei retirar meu benefício, e não consegui. Na Caixa Econômica me disseram que o número do meu PIS está errado” disse Pereira.
Nossa equipe de reportagem deve acesso exclusivo às documentações de Cassiano Pereira, que indicam o PIS de Valdinei como funcionário no lugar de Cassiano, comprovando assim o erro na documentação, ou seja, o valor do fundo de garantia de Pereira teria sido encaminhado à conta de Valdinei (pedreiro em São José dos Campos).

Conclusão

Com toda história ficam inocentados ambos os prefeitos, Roberto Peixoto (PMDB) e Bernardo Ortiz (PSDB), porém ainda fica uma pergunta sem resposta. Quem digitou errado?
Procurados pelo jornalismo da Voz do Vale, fomos informados por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura que o caso já foi encaminhado ao setor de recursos humanos do município que irá investigar o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário