quarta-feira, 13 de julho de 2011

Festa do Senhor Bom Jesus de Tremembé tem programação definida

Evento que é destaque por toda a região do Vale do Paraíba promete esquentar o inverno na região

De 22 de julho a 7 de agosto, a Estância Turística de Tremembé realiza a tradicional Festa do Senhor Bom Jesus, na Praça Geraldo Costa. Além da devoção ao padroeiro da cidade com atividades religiosas, o evento também promete aflorar a alegria e a diversão entre todas as idades durante as comemorações que não param no decorrer dos 16 dias de festa. O público estimado para a Festa do Senhor Bom Jesus 2011 é de mais de 250 mil pessoas.
Este ano, várias atrações prometem espantar o frio do inverno. O público poderá conferir, gratuitamente, shows com as bandas Biquíni Cavadão (dia 26/07), Barra da Saia (28/07), Zezé Di Camargo & Luciano (03/08) e Edson & Você – ex - Edson e Hudson (05/08). Para esquentar o lado espiritual, no dia 6 de agosto, às 17h, uma procissão em homenagem ao padroeiro seguirá da Basílica do Senhor Bom Jesus até a Praça Geraldo Costa pelas Ruas da cidade.
Shows regionais também terão destaque na programação da Festa: Teddy Berrante, Silvio Chagas e Serginho, Fanfarra Municipal de Tremembé (FAMUTRE) e apresentações culturais do Projeto Fazendo Arte são algumas das atrações locais que ajudarão a ditar o ritmo das festividades.
A Festa ainda conta um parque de diversões montado para agradar não apenas crianças. Com vários brinquedos, o parque vai garantir a alegria dos pequenos e adultos com carrossel, kamikaze, crazy dance, montanha russa, entre outros. A tradicional praça de alimentação com pratos típicos da região completa as atrações do evento.
Aberta ao público, a Festa do Senhor Bom Jesus de Tremembé é organizada pela Secretaria de Esporte, Turismo e Cultura da Prefeitura Municipal e é realizada todos os anos entre os meses de julho e agosto, na praça de eventos do município – em uma área de mais de 22 mil m². A Festa acontece em horários pré-determinados pela organização: início às 20h e término à meia-noite; nos finais de semana o início é por volta das 15h e o término é estendido para as 2h.
Em 2010, de acordo com um relatório do Departamento de Estatísticas da Polícia Militar, cerca de 190 mil pessoas prestigiaram o evento. Ainda no mesmo ano, a Festa girou um capital de mais de um milhão e meio de reais e gerou centenas de empregos diretos.

Um pouco de história

Em meados de 1700, católicos se reuniam ao redor da Basílica de Tremembé em busca de bênçãos e milagres que supostamente o santo, denominado Bom Jesus de Tremembé, concedia aos fiéis.
Com o fluxo cada vez maior de romeiros, a comercialização de bebidas e alimentos tornou-se conseqüência das necessidades do crescente número de pessoas. Desde então, a igreja passou a organizar as atividades que ali se desenvolviam e fora estipulado o dia 6 de agosto, como o dia do padroeiro da cidade.
A cidade de Tremembé se desenvolveu a partir dos arredores da igreja e com o decorrer dos anos a comemoração foi tomando proporções cada vez maiores, fato que exigiu mais organização e investimentos.
Muito tempo depois, as festividades, até então exclusivas à Igreja Católica, começaram a tomar características de um evento, pois de acordo com a Lei nº 700, de 30 de junho de 1969, que dispõe sobre o incremento de turismo no município, determinou-se que a Prefeitura organizaria a parte cultural da festa.

O Bom Jesus

Conta à lenda que, certo dia, apareceu no arraial da pequena Vila de Tremembé um senhor peregrino, desconhecido, que construiu uma pequena cabana, ás margens do Rio Paraíba, onde se isolou dos demais moradores da região. Quando os vizinhos o procuraram, encontraram somente uma imagem do tamanho natural de um homem, com características da arte barroca.
No ano de 1669, o capitão-mor Manuel da Costa Cabral obteve permissão para erigir em sua propriedade uma capela para abrigar a imagem. Logo as histórias de bênçãos e milagres se espalharam, atraindo peregrinos e romeiros que se depararam com boas condições climáticas e geográficas e acabaram se instalando nas proximidades. A capela, depois de ampliada, foi nomeada pelo Papa Paulo VI como Basílica Menor do Senhor Bom Jesus de Tremembé é e abriga, até os dias de hoje, a imagem do Santo.
Desde então o dia 6 de Agosto é tido como o dia do padroeiro da cidade, quando a imagem do Bom Jesus é retirada do altar para uma procissão que percorre as principais ruas da cidade e se encerra com uma missa campal.
Com o decorrer dos anos essa comemoração foi tomando proporções cada vez maiores até se tornar a Festa que conhecemos hoje, cujo público médio ultrapassa 250 mil pessoas.

Serviço:
Basílica do Senhor Bom Jesus
Endereço: Praça Pe. Luiz Balmes, Centro, Tremembé - SP
Telefone: (12) 3672-1102

Nenhum comentário:

Postar um comentário