terça-feira, 8 de junho de 2010

Semana Chico Triste

Érica Bettoni
São José dos Campos


Em mais uma homenagem ao patrono do Espaço Cultural Chico Triste, na Vila Tesouro, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) realiza de 8 a 12 de junho a 6ª Semana Chico Triste. A programação prevê uma série de atividades entre exposições, discussões, homenagens e reflexões referentes à cultura popular da região.

A abertura no dia 8 ocorrerá às 19 horas, com a presença da sobrinha de Chico Triste, Valéria Barbieri, além de amigos, conhecidos e ex-alunos. Também haverá apresentações de dança, música, canto coral, exibição de documentário e início de quatro diferentes exposições, que se alongarão até o dia 30 do mês.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 6ª SEMANA

Dia 8 (terça-feira)
10h: Oficina de capoeira
15h: Oficina de percussão
19h: Abertura oficial com apresentação de dança de São Gonçalo da Vila São Geraldo, Zé da Viola e alunos, Diamante e Diamantino, Duplas de Violeiros (diversas), Quadrilha da Casa do Idoso, Canto Coral (Carlos Rogério e alunos), exibição do documentário ‘Palavras D’Água’, dirigido por Dalmir Ribeiro Lima; e abertura das exposições.


Dia 9 (quarta-feira)
20h: Participação de Sandro Zamá e alunos; exibição do documentário ‘Palavras D’Água’, dirigido por Dalmir Ribeiro Lima.


Dia 10 (quinta-feira)
08h às 12h: ‘Vivência Cultural’, na Escola Francisco Pereira da Silva.
10h: ‘Vivência Cultural’, na oficina de criação de brinquedos.
19h: ‘Roda de Lembranças’ – homenagem póstuma ao figureiro Reinaldo e à Leda de Fátima Rodrigues (antiga moradora do bairro). Participação especial de Lili Figureira e família; Luis Paulo, Tina Lemos, moradores antigos e representantes de manifestações folclóricas da região. Exibição dos documentários ‘Chuva de Anjos’, dirigido por Susan Clemesha, e ‘Juca Piau’, dirigido por Mario Galindo.


Dia 11 (sexta-feira)
10h00: ‘Vivência Cultural’, com oficina de modelagem em argila.
20h00: Marcos Cuca e alunos; exibição do documentário ‘Palavras D’Água’, dirigido por Dalmir Ribeiro Lima.


Dia 12 (sábado)
16h00: ‘Vivência Cultural’, com oficina de capoeira.
19h00: encerramento, com apresentação do Grupo de Moçambique da Vila Tesouro, Duo à Brasileira (Pedro Palma e Diego Prado), Paulista, Zé do Vale e banda; e exibição do documentário ‘Palavras D’Água’, dirigido por Dalmir Ribeiro Lima.


EXPOSIÇÕES

‘Chico Triste, Vida e Obra’: Fotos, objetos, livros, recortes de jornais extratos de crônicas e artigos, escritos pelo folclorista e por pessoas que conviveram com ele.

‘Lili Figureira, suas figuras e histórias’: Fotos e peças de Dona Lili Figureira, buscando traçar uma trajetória da vida e da obra dessa grande artista popular de nossa região.

‘Memórias de Nossas Vilas’, de Lega de Fátima Rodrigues: Os nossos bairros vão sendo construídos e estruturados com a luta e empenho de pessoas que se esforçam pelo bem comum da sociedade.

‘Formas e Cores do Imaginário Popular’: Bonecões, máscaras, bandeiras, pinturas, desenhos, figuras e objetos criados por artistas populares da região e da cidade.

Serviço: Espaço Cultural Chico Triste - Rua Milton Cruz, s/nº, Vila Tesouro. Informações: 3929-7559.

Fonte: VNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário